01 JUL 2023
Representantes do Projeto Guri visitam Penápolis
Comitiva de São Paulo conheceu alguns locais disponíveis para as aulas do Projeto Guri
O prefeito Caique Rossi recebeu nesta sexta-feira, 30, representantes do Projeto Guri, quando teve a oportunidade de mostrar a estrutura que o município oferece e o interesse da prefeitura em trazer esse importante projeto de educação musical para Penápolis.
O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, também recebeu e acompanhou a comitiva vinda de São Paulo, composta por profissionais da Organização Santa Marcelina Cultura, responsável por gerir o Projeto Guri. São eles: Lúcia Carames Sartorelli, coordenadora de Relações Governamentais; Rodrigo Luis de Souza, Supervisor Educacional de Sopros; Ediene Consolaro, Supervisora Educacional de Coral; Saulo Bertolino, Supervisor educacional de Percussão; Fabio Bartoloni, de Cordas dedilhadas e Gislaine Abrego, Gerente Regional de Araçatuba.
De acordo com o prefeito Caique Rossi, as tratativas estão bastante avançadas e em breve a população poderá participar do Projeto Guri. “A vinda desse projeto para o município é muito importante, pois além de despertar o interesse e habilidades das crianças e adolescentes na área musical, o projeto também promove inclusão social”, disse o prefeito.
O secretário de Cultura, Lucas Casella, informou que o município dispõe de diversas espaços apropriados para as aulas do Projeto Guri e que já oferece aulas gratuitas de violão e canto coral. Por isso, o Projeto Guri oferecerá aulas de outros instrumentos musicais, como por exemplo, Cordas Friccionadas (rabeca, violino, violoncelo); Percussão e bateria; Sopro (clarinete, flauta transversal, oboé, saxofone, trompete, trombone, tuba); entre outros.
“Faremos uma pesquisa de demanda em todas as escolas municipais e estaduais, a fim de saber quais os instrumentos de preferência das crianças e adolescentes. Essa pesquisa também será feita de forma virtual para a comunidade”, explicou.

Projeto Guri
O Projeto Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, e atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes por ano, em 384 polos de ensino, localizados em 282 cidades do Estado de São Paulo.
Voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social, por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo.
Ao ingressar no Projeto Guri, a pessoa opta pelo aprendizado de um instrumento musical. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.
Para participar do Projeto Guri, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos, basta fazer a inscrição.