Seguindo a proposta implantada pelo prefeito João Luís dos Santos de difundir a Cultura de Paz entre a população penapolense, a Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto “Mãos da Paz”.
O projeto também acompanha o livro “Guerra e Paz”, de Eraldo Miranda, adquirido pela Secretaria de Educação para ser trabalhado com os alunos dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Editada pela Cria Mineira, a obra “Guerra é Paz” é inspirada nos painéis de Candido Portinari e foi desenvolvida especialmente para as crianças, com o objetivo de conscientizar os pequenos sobre questões ecológicas e de direitos humanos. Além disso, o livro é editado em Vitopaper®, papel sintético feito de plásticos reciclados, difícil de rasgar e resistente à água.
Para trabalhar o tema com os alunos, professores, diretores, coordenadores das escolas e equipe técnica da Secretaria de Educação, participaram na semana passada de oficina e palestra formativas.
A Oficina “Educando para a Paz” aconteceu no período da manhã, na Sala Pedagógica. Já a palestra “Educando para a Paz: como trabalhar a paz na escola” foi realizada à noite, no Teatro Lúmine. As duas atividades foram ministradas pela professora formada em História e Pedagogia, Cristiani Freitas Ferreira, que há mais de 14 anos trabalha na área educacional, com foco em múltiplas linguagens e vivências para atingir objetivos ligados à educação pela paz, sustentabilidade e consciência histórica.
Para a chefe de serviço do Ensino Fundamental, Adriana Lacava Rufatto Soliani, é importante que os professores estejam preparados para discutir as questões de guerra e paz com os alunos. “O professor não pode ficar no senso comum, precisa ter conhecimento científico no assunto, entender das leis específicas de direitos humanos para conduzir os trabalhos em sala de aula”, argumentou Adriana.
Concurso
O encerramento do projeto “Mãos da Paz” será a realização do Concurso “Cartaz pela Paz”, que irá premiar os três melhores trabalhos (cartazes) dos alunos dos 4º e 5º da rede municipal.
A ideia de promover um concurso de cartazes foi do próprio prefeito João Luís dos Santos e acatada pela Secretaria de Educação como encerramento do projeto. Dessa forma, todos os alunos poderão expressar através da arte o que aprenderam sobre a paz, cidadania, direitos humanos e valores.
O resultado do concurso será divulgado até dia 11 de setembro e a premiação será feita até o dia 13 de setembro.
Secom – PMP