A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis promove de 05 a 16 de novembro a Campanha contra a Tuberculose em todas as unidades básicas de saúde. Essa é a segunda campanha do ano, já que a primeira foi realizada em março de 2012.
Com essa ação, a Secretaria de Saúde pretende fazer a busca ativa de sintomáticos respiratórios para tuberculose e iniciar o quanto antes o tratamento das pessoas infectadas.
Portanto, qualquer pessoa que apresente pelo menos três sintomas da tuberculose deve procurar o postinho de saúde mais próximo de sua residência para fazer o exame. Dentre os sintomas estão: tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de três semanas, febre e sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite, perda de peso e rouquidão.
Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) participam da Campanha contra a Tuberculose em horário normal de atendimento, das 7h às 17h. O exame de baciloscopia será feito gratuitamente e a amostra coletada será enviada ao laboratório para análise.
A meta do município de Penápolis é coletar 100 amostras para exame, entretanto, como a Secretaria de Saúde já realiza há vários anos o trabalho de conscientização e busca ativa de sintomáticos, a expectativa é que o número de amostras coletadas seja menor, pois não há tantos casos de tuberculose na cidade.
A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela tuberculose, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc.
A tuberculose se transmite pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse. Os pacientes contagiosos são aqueles que apresentam tuberculose pulmonar ou na laringe. Além da tosse, o bacilo da tuberculose pode ser transmitido pelo espirro, pelo cuspe ou até por conversas próximas onde há trocas de perdigotos.
Secom – PMP