Ainda em São Paulo, em busca de oportunidades de qualificação profissional para a população penapolense, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, e o secretário de Desenvolvimento, Hugo Crepaldi, tiveram uma reunião com dirigentes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia. Eles foram recebidos pelo Gestor de Parcerias e Convênios, André Falchi Bueno, e o Assessor de Planejamento Marçal Franco Santos.
Foi reivindicada a vinda de diversos cursos profissionalizantes para a cidade, por meio do Programa Via Rápida Emprego, em locais descentralizados, atendendo o maior número de pessoas possível, em vários pontos da cidade.
“Estamos finalizando as negociações para trazer à população, gratuitamente, uma enorme gama de cursos por meio do Via Rápida. Muito em breve estaremos informando e inscrevendo os interessados”, contou Célio.
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo,que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
“Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares”, explicou o prefeito.
“O programa atende aqueles que estão em busca de qualificação profissional, jovens matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários de programas sociais”, acrescentou ele.
O prefeito disse ainda que o Via Rápida oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de até 90 dias, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria, dependendo do tipo de ocupação.
“As aulas poderão ser ministradas em unidades fixas ou em unidades móveis tipo carreta, que são estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador”, finalizou.
Secom – PMP