Realização é através da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus
Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão traz a Penápolis a exposição “Nhenhenhém – Aqui todo mundo é índio”. A mostra ficará na cidade a partir de segunda-feira, 08, até dia 17 de maio na sala Cora Coralina, anexa às dependências da Biblioteca Municipal. O horário para visitação pública é das 08h às 17h. A visitação é gratuita.
Produzida com base em fatos históricos e antropológicos, “Nenhenhém – Aqui todo mundo é índio” é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do SISEM (Sistema Estadual de Museus) e da ACAM Portinari, no projeto idealizado pelo MAV – Museu de Antropologia do Vale da Paraíba, de Jacareí, com a curadoria da artista Célia Barros, produção de Paulo Pacini e parceria da Prefeitura de Penápolis.
A exposição é um convite para conhecer importantes dados e fatos históricos e pensar sobre questões da identidade e valores herdados dos povos indígenas. Haverá contação de histórias e visita monitorada para as escolas que agendarem participação.
De acordo com o produtor Paulo Pacini, o objetivo da exposição instalativa é fazer com que o público se sensibilize à visão de mundo dos índios e reconheça na nossa cultura aquilo que vem da cultura indígena. “As pessoas poderão perceber que muitos elementos inseridos em nosso dia a dia são originários dos índios, como a mandioca, o feijão, as redes, os cestos”, contou.
“A exposição também apresenta universos linguísticos e questiona a nossa identidade através da apresentação de duas culturas indígenas, a Tupi e a Je”, revelou Paulo Pacini.
Segundo a diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, a exposição revela a proximidade de culturas indígenas com a cultura atual. “Os visitantes poderão perceber a herança cultural dos povos nativos e como somos influenciados por ela em nossos costumes”, disse Alessandra Nadai.
Secom – PMP