A tão esperada imunização contra a Covid-19 já é uma realidade em Penápolis. Na manhã de ontem, 21, foi realizado ato oficial para marcar o início da vacinação, sendo que as primeiras doses foram aplicadas em profissionais da saúde da linha de frente no combate ao coronavírus. O ato aconteceu em frente ao Santuário São Francisco de Assis (Igreja Matriz), no centro da cidade.
O prefeito Caique Rossi, a vice-prefeita Mirela Fink, o secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, estiveram presentes no ato destacando a importância da vacina para exterminar esse vírus que já ceifou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em todo o planeta.
Conforme consta no protocolo enviado pelo Governo do Estado, a pessoa vacinadora tem que ser a primeira a receber a vacina. Portanto, a enfermeira da Secretaria de Saúde, Mônica Aparecida da Silva, aplicou a vacina na técnica de enfermagem da Macro I, Luci Rodrigues Chamarelli Bougo, que foi a primeira penapolense a ser vacinada e a profissional vacinadora do ato oficial.
A segunda pessoa a ser vacinada foi o médico da Santa Casa de Penápolis, Tsutomu Miyamoto. Na sequência, recebeu a vacina a auxiliar de enfermagem e instrumentista da Santa Casa, Aparecida Batista, com mais de 40 anos de profissão. O médico diretor técnico do Pronto Socorro, Rossano Jorge Nanni Rinaldi, que também é médico no Pronto Atendimento da Unimed, também foi imunizado. E por fim, a vice-prefeita, a médica Mirela Fink, também tomou a vacina como forma de incentivo à comunidade penapolense.
Esperança
Em seu pronunciamento, a vice-prefeita Mirela Fink destacou a importância dessa data. “Hoje é um dia muito importante para a população penapolense e para os profissionais da saúde que começam a receber a vacina. É triste saber que perdemos tantos profissionais da linha de frente e tantos entes queridos. A vacina é a nossa esperança e por isso agradeço a todos os pesquisadores. Hoje tenho a honra de representar todos os profissionais que ainda estão na linha de frente”, comentou.
O prefeito Caique Rossi disse que se trata do início do fim desse período de tristeza e sofrimento. “Hoje é um dia histórico de muita emoção e alegria. Quero deixar uma mensagem para que todos saibam que estamos trabalhando para preservar vidas. Peço para que todos se unam com a gente. Estamos sempre à disposição para conversar e explicar nossos atos, que têm como objetivo melhorar o município de Penápolis”, ressaltou.
Imunizadas
A técnica de enfermagem da Macro I e vacinadora, Luci Rodrigues Chamarelli Bougo, agradeceu por estar viva, por receber a vacina e a todos que tornaram esse momento possível. “Tenho 32 anos de enfermagem e estou há 20 anos na área de vacinação. Inúmeras doenças foram erradicadas e controladas com a vacina. A esperança é o sentimento que define essa vacina da Covid-19, que Deus abençoe para chegar a toda população”, disse Luci Chamarelli.
Visivelmente emocionada, a enfermeira Aparecida Batista falou sobre esse momento histórico. “Estou muito feliz em ser uma das primeiras pessoas a ser vacinada. É muito emocionante fazer parte de tudo isso. Só tenho que agradecer por ter esse privilégio”, comemorou.
Secom – PMP