Nesta terça-feira (16), a Farmácia do Pronto Socorro comemorou um ano de funcionamento. Desde a sua implantação em agosto de 2021, a unidade já distribuiu mais de 485 mil medicamentos para a população penapolense. O local oferece medicamentos da rede básica de saúde, exclusivos para urgência e emergência, para os pacientes penapolenses.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, da data da inauguração no dia 16 de agosto de 2021 até o dia 16 de agosto de 2022, foram 485.249 medicamentos distribuídos, entre comprimidos e frascos. O prefeito Caique Rossi destacou a importância da implantação da farmácia para a população penapolense.
“Foi um compromisso que assumimos com a população e que hoje vemos o resultado muito positivo. Quem passa por atendimento no Pronto Socorro tem a facilidade de retirar o seu medicamento na mesma hora e seguir com seu tratamento”, afirmou.
O atendimento da farmácia é das 07h à meia-noite. Apesar de o Pronto Socorro atender todas as cidades da microrregião, a farmácia do PS é exclusiva para atendimento de moradores de Penápolis. Vale ressalta que a farmácia é para atendimento exclusivo de pacientes que passaram pelo Pronto Socorro.
A coordenadora da Farmácia do Pronto Socorro, a farmacêutica Michele Freitas,
explicou que a farmácia distribui alguns dos medicamentos da rede pública de saúde. “São cerca de 60 medicamentos destinados exclusivamente para o atendimento de urgência e emergência. Os demais medicamentos estão disponíveis nas farmácias da rede básica de saúde”, contou.
Cadastro obrigatório
Para a retirada de medicamentos na Farmácia do Pronto Socorro, é obrigatório manter o cadastro atualizado nas unidades básicas de saúde. “Todo o processo de entrega de medicamento é feito de forma informatizada. Por isso, é necessário que os pacientes mantenham seus dados atualizados no sistema utilizado pela saúde pública. Caso contrário, os medicamentos não podem ser entregues”, enfatizou Michele.
A atualização de dados como endereço e telefone é fundamental para o atendimento em toda rede pública de saúde. Para a retirada dos medicamentos é obrigatória a apresentação de documentos como RG, cartão do SUS e o cartão do postinho. Caso a retirada seja feita por outra pessoa, além dos documentos do paciente, será necessário apresentar documento pessoal, cartão do SUS e cartão do postinho do responsável pela retirada do medicamento.
Secom – PMP