Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
26 JAN 2023
SAÚDE
Combate à dengue: Calor e chuva pedem mais cuidados com criadouros do Aedes aegypti
Cuidados com água parada são fundamentais para controle da dengue
Neste período de verão, quando o calor é intenso e as chuvas frequentes, o risco de acúmulo de água nos imóveis é maior, tendo como consequência o ambiente adequado para reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Por conta deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis tem intensificado as atividades de combate ao mosquito, alertando também a população para colaborar com ações preventivas.
Para conter o aparecimento de casos positivos, o Serviço de Vigilância Epidemiológica realiza diversas ações. Entre elas está a contratação, de forma temporária, de 9 Apoiadores de Combate à Dengue; eles fazem o trabalho de visita, orientação e remoção de criadouros.
O serviço ainda promove a realização de controle de criadouros ao redor de 150 metros ao redor de todos os casos positivos de dengue. Outra atividade da Vigilância Epidemiológica é a promoção de palestras em unidades de saúde, e em breve nas escolas, com o início do ano letivo. Nestas palestras é feita a orientação da população quanto aos cuidados para evitar criadouros de pernilongos.
Também são feitas visitas quinzenais em pontos estratégicos do município, como ferro velho, oficinas, borracharias, empresas de compra e venda de materiais recicláveis, entre outros. Já nos imóveis especiais (creches, escolas, hospitais, unidades de saúde) a visita é mensal.
O setor efetua os atendimentos de solicitações feitas na Ouvidoria e reclamações da população com denúncias de problemas relacionados a criadouros de pernilongos, casas abandonadas ou desabitadas e casas de imobiliárias; este trabalho é realizado pelos Agentes de Combate às Endemias da Vigilância Epidemiológica.
Ainda existe o acompanhamento de casos de residências com problemas crônicos encontrados pelos Agentes Comunitários de Saúde em visitas de rotina, por sua vez, enviados à Vigilância Epidemiológica.

LIRAa
A respeito do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), a Secretaria Municipal de Saúde informou que o mesmo ocorre a cada três meses, conforme datas pré determinadas pelo Ministério da Saúde.
Neste mês de janeiro o LIRAa – método que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com recipientes contendo larvas do mosquito – está em andamento, previsto para terminar no próximo dia 31.
Esse levantamento está programado para ser feito, ao longo do ano, nos meses de janeiro, abril e outubro. A avaliação orienta o planejamento das ações de controle e permite uma análise da situação de infestação do mosquito.

Casos
O município de Penápolis registrou em todo o ano de 2022 um total de 3.196 casos positivos de dengue, e 05 óbitos decorrentes da doença. No ano anterior, em 2021, foram confirmados 57 casos positivos e 01 óbito. Já neste ano de 2023, de 1º a 25 de janeiro, houve duas notificações, sendo uma negativa e outra aguardando resultado.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica ressalta que é fundamental que toda a população se mobilize e se una nesta tarefa de prevenção, eliminando possíveis criadouros nas suas residências.

Cuidados
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é fundamental o envolvimento de todos os segmentos da sociedade.
“Se cada munícipe investir 10 minutos, duas a três vezes por semana para procurar água parada em sua residência, estará dando uma contribuição fundamental para si, para seus familiares e para toda a comunidade”, afirmou o encarregado da Vigilância, Marco Antonio Braz de Souza.
“É preciso inspecionar ralos externos e internos, banheiros em desuso, calhas, bandeja de geladeira, bebedouros de animais, e todos os locais que podem armazenar água. Só assim, conseguiremos manter as doenças sob controle em nossa cidade”, destacou.

Saiba como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti:

- Mantenha a caixa da água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa;

- Mantenha as calhas sempre limpas, evitando o acúmulo de folhas e galhos que possam impedir o escoamento da chuva;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Os vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual dever ser tampados e verificados semanalmente;

- As bandejas de geladeira também podem acumular água, fique atento;

- Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

- Nos cemitérios também é preciso cuidado: retirar embalagens plásticas de vasos de flores naturais, já que podem acumular água parada. No caso de vasos fixos as pessoas devem depositar apenas flores artificiais, colocando areia até a borda superior. É preciso ainda providenciar furos no fundo dos recipientes para escoamento de águas que por ventura se acumularem.