Com o objetivo de aproximar a família do dia a dia das crianças para conhecer o ambiente escolar onde elas passam boa parte do tempo, as unidades de Cmei (Centro Municipal de Educação Integrada) realizam o projeto “Família Presente”, com encontros de confraternização entre os alunos e suas famílias.
De acordo com a coordenadora geral dos Cmeis, Maria Francisca Bonini Manzano, é muito importante para a criança saber que sua família está interessada no que ela faz na escola e aprende diariamente, por isso estão sendo desenvolvidas várias atividades de envolvimento familiar.
“Além de contribuir para o desenvolvimento da criança, esses encontros também possibilitam aos familiares conhecer uma pouco mais do ambiente onde os alunos convivem e realizam suas atividades”, comentou a coordenadora geral.
Na última quarta-feira, 28, o Cmei Tóquio ofereceu um café da manhã e também um café da tarde para os alunos e seus familiares que são atendidos nos dois períodos. À noite foi realizado um Encontro Cultural onde as crianças prepararam apresentações de dança, poesia, teatro e contação de “causos” com a participação dos pais e também de alguns funcionários e monitores da unidade.
No Cmei Alto das Brisas, o encontro também aconteceu na quarta-feira, a partir das 18h, quando foi realizado uma confraternização familiar com dinâmicas esportivas e recreativas para as crianças e seus familiares. A unidade estava toda enfeitada com cartazes e fotos das crianças em momentos com a família. Após as atividades, foi servido um lanche com diversos quitutes para todos os participantes.
Hoje, dia 30, quem promove o encontro dos alunos com a família é o Cmei Planalto; e no dia 05 de setembro é a vez do Cmei Mutirão. Nessas duas unidades os pais e demais familiares serão recebidos com café da manhã e café da tarde juntamente com as crianças e na sequência, serão desenvolvidas atividades de acolhimento familiar.
Para a coordenadora Maria Francisca, partilhar o trabalho realizado com as crianças levam os pais ou responsáveis a se envolverem diretamente nas decisões dos Cmeis e faz com que se sintam co-responsáveis pelas ações desenvolvidas. “Acreditamos que não é possível contribuir para o desenvolvimento integral das crianças se não conhecermos sua história de vida e seu contexto familiar”, concluiu.
Secom – PMP