Trabalho agora está sendo realizado na zona rural por equipes volantes que percorrem sítios, chácaras e fazendas
A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, encerrou a campanha de vacinação contra a raiva animal em cães e gatos com saldo positivo. A ação foi realizada aos sábados durante o mês de agosto e imunizou aproximadamente 6.600 cães e 900 gatos da zona urbana, o que totaliza mais de 7.500 animais domésticos.
A médica veterinária da Vigilância, Larissa Paula Lundstedt, afirma que a conscientização dos proprietários em proteger seus mascotes foi a principal medida que contribuiu com o desenvolver da campanha.
“A adesão dos donos auxiliou no trabalho preventivo da Vigilância Epidemiológica. O cumprimento do dever cidadão dos munícipes revela a posse responsável e o cuidado com o bem estar dos animais de estimação que possuem”, disse a médica veterinária.
A campanha atendeu todos os bairros do município. Nos dias 03, 10 e 17 a ação aconteceu de maneira setorizada para aproximar os postos de vacinação dos proprietários. Já no último sábado, 31, abrangendo todos as áreas da cidade, para vacinar os animais remanescentes que não foram levados aos postos pelos seus donos no dia correto da campanha no bairro onde moram.
Zona rural
O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis começou a vacinar os cães e gatos da zona rural. No último dia 31, um grupo de funcionários da Vigilância percorreu o bairro Jacutinga e diversas chácaras ao redor da cidade. Outras propriedades serão visitadas nos próximos sábados.
Segundo instruções da médica veterinária da Vigilância, os moradores da zona rural devem conter os cães com coleira e guias para facilitar o trabalho dos funcionários.
“Solicitamos que os proprietários reúnam seus animais e disponibilizem a carteirinha de vacinação. A colaboração dos donos é necessária para repetir na zona rural a vasta aceitação alcançada na zona urbana”, instruiu Larissa.
Secom – PMP