A Macro de Saúde I, localizada no bairro Jardim Eldorado, realizou na última sexta-feira (14) diversas atividades alusivas à campanha Novembro Azul, com objetivo de sensibilizar a comunidade para a prevenção do câncer de próstata.
A equipe decorou o espaço da unidade de saúde com o tema azul para uma recepção especial no chamado “Dia do Homem”. Usuários da região compareceram, atendendo chamamento das equipes de agentes comunitários que atuam no bairro e adjacências.
Os pacientes puderam aproveitar a oportunidade para colher sangue, destinado ao exame de PSA (Antígeno Prostático Específico); tal exame é usado para verificar a saúde da próstata, ajudando a detectar problemas como a hiperplasia benigna da próstata, prostatite e principalmente o câncer de próstata.
Foi realizada ainda uma palestra sobre “A Saúde do Homem”, com o médico Guilherme Antônio Silva. Todos os presentes puderam fazer perguntas e solucionar dúvidas com o médico, resultando num importante bate papo sobre saúde.
Segundo o portal Gov.br, no Brasil os números relacionados ao câncer de próstata são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina e também o segundo que mais mata homens no país.
Ainda segundo o portal do Governo, somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 mortes por dia. Esses dados reforçam a urgência da conscientização e da informação.
Risco
A idade é um dos principais fatores de risco: aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais.
No entanto, também pesam na estatística a história familiar da doença, a etnia, homens negros e aqueles com ascendência africana apresentam maior probabilidade de desenvolver o câncer.
Além disso há fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras.
A boa notícia é que, quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura e pode ser tratado de forma eficaz, o que torna o diagnóstico precoce uma ferramenta fundamental na luta contra a doença.
Secom - PMP
Os pacientes puderam aproveitar a oportunidade para colher sangue, destinado ao exame de PSA