Com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos e convivência deles no ambientes escolar, a Emef Armelindo Artioli criou o “Projeto Xulingos”, em que os próprios alunos avaliam sua conduta e são reconhecidos pelo bom comportamento.
O Projeto Xulingos foi inspirado na lenda de mesmo nome em que pequenos seres feitos de madeiras recebiam adesivos de estrelas douradas quando demonstravam algum talento.
Na escola, porém, o projeto é mais complexo, desenvolvido durante todo o ano, em etapas complementares e envolvendo todos os alunos do 1º ao 5º Ano. No início do ano, é realizada uma assembleia geral com os alunos onde a diretora expõe com clareza todos os passos do projeto e o seu objetivo. Em seguida, na sala de aula é feita a eleição para os representantes de classe, escolhidos democraticamente. Os representantes têm a tarefa de organizar os problemas mais frequentes na sala de aula e apresentar em assembleias, onde coletivamente encontrarão meios e alternativas para sugestões de mudanças de atitudes e comportamentos que vão melhorar o convívio escolar e o melhor aproveitamento das aulas.
Ao final do bimestre, os alunos recebem cinco estrelinhas. Cada aluno é responsável por fazer a sua autoavaliação de comportamento durante aquele bimestre, e dependendo do resultado, eles perdem algumas estrelinhas ou continuam com elas.
Segundo a diretora da escola, Mary Felício, em todo esse processo a criança aprende a ouvir e respeitar a opinião dos outros, dialogar e se comprometer com as mudanças de comportamento, a cooperação e a solidariedade. “É uma forma de valorizar o aluno, apoiando o seu crescimento com dignidade e a participação consciente e feliz, ao mesmo tempo em que ele também assume o compromisso de refletir e melhorar o seu relacionamento com as demais pessoas da escola”, comentou.
Prêmios
Para os alunos que conseguem manter suas estrelinhas, elas são convertidas em “dinheirinho” fictício (sem valor real) que poderá ser utilizado na compra de mercadorias no Supermercado Xulingo. Nesse mercado, as crianças podem trocar as estrelinhas conquistadas por material escolar, doces, brinquedos e demais objetos que foram doados pelos professores e demais funcionários da unidade. A cada novo bimestre, o processo inicia novamente e todos os alunos recebem as cinco estrelinhas.
De acordo com a diretora da escola, o Projeto Xulingos proporciona ao educando a reflexão sobre a atuação como sujeito de sua cidadania, a autoavaliação, a socialização, a crítica consciente e construtiva, a participação em assembleias e a liberdade de expressão. “Além disso, o projeto permite ao aluno avaliar coletivamente e argumentar seus diferentes pontos de vista sem discriminações visando a promoção humana”, finalizou.
Secom – PMP