Mais uma vez, as ações de saneamento e preservação do meio ambiente realizadas pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), têm projetado o município no cenário nacional. No último dia 20 de junho, durante o 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, foi feito o lançamento do livro “Experiências Municipais Exitosas em Saneamento – 2017”, sendo que Penápolis foi destaque junto com outros 31 municípios do Brasil.
O Congresso Nacional de Saneamento é considerado o maior evento anual do Brasil sobre o setor de saneamento básico e foi realizado de 19 a 22 de junho, na cidade de Campinas, com o tema “Saneamento Público Municipal: um caminho para o Brasil”. O município de Penápolis esteve representado pela Diretora da Assemae e Chefe do Setor de Custos do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, que recebeu um exemplar do livro, das mãos do presidente da Assemae, Aparecido Hojaij.
A publicação “Experiências Municipais Exitosas em Saneamento – 2017” é uma iniciativa da Assemae, onde são relatados 31 casos de sucesso de ações positivas voltadas para a saúde e a qualidade de vida por meio do saneamento.
Para a chefe do Daep, Sílvia Shinkai, o trabalho de educação ambiental, gestão da qualidade, parceria com o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e a coleta seletiva foram destaques na política pública de saneamento de Penápolis. “Todas essas ações foram considerados práticas de gestão exitosas e transformadoras que têm como consequência a melhoria da qualidade de vida da população”, comentou.
O prefeito Célio de Oliveira comemorou mais essa conquista, já que a inclusão de Penápolis no livro de experiências exitosas mostra o comprometimento do município com o saneamento, saúde e meio ambiente.
Para o diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o Daep está no caminho certo com suas ações, já que a competência da autarquia tem sido reconhecida dentro do cenário nacional.
Depoimento:
“Para nós do Daep é um privilégio estar participando de uma publicação sobre experiências exitosas. Penápolis, embora seja uma autarquia pequena, com um município de 60 mil habitantes, é responsável pela água, esgoto e resíduos sólidos. Nesses 40 anos de existência, nós conseguimos desenvolver várias ações de políticas públicas de saneamento que são exitosas para o Brasil. Isso é muito bom porque nós acabamos sendo referência nacional de gestão pública municipal, com participação popular. Nossa gestão é aberta, com a participação da comunidade penapolense. Temos a coleta seletiva em 100% do município na área urbana e rural, temos experiência em relação ao Plano de Saneamento Municipal e temos a certificação da ISO 9001 desde 2004, o que nos deixa muito orgulhosos. Aproveito para agradecer a Assemae e parabenizar pelo livro com várias experiências, do Brasil inteiro, onde também podemos conhecer as experiências dos outros municípios”.
Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira - Diretora da Assemae e Chefe do Setor de Custos do Daep
Secom – PMP / (Com informações do site do Assemae)