As ações do Projeto Espaço Árvore continuam em diversas unidades escolares. Nas últimas semanas, mais de 20 locais já foram adaptados para o projeto que tem o objetivo de aumentar o número de árvores na zona urbana, priorizando inicialmente, espaços públicos. A iniciativa faz parte da diretiva de Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul.
O “Espaço Árvore” prevê que a muda seja plantada em um espaço maior para melhoria no seu desenvolvimento vegetativo. Desta forma, as árvores não ficam com as raízes confinadas, há um aumento da área de infiltração, o que beneficia o seu crescimento. No espaço, deve ser deve ser plantada uma muda, preferencialmente de médio porte, ou grande porte, com uma numeração gravada na calçada e catalogada pelo setor público.
Nos locais onde já há uma árvore plantada, é feita uma adaptação, ampliando o espaço do canteiro. O Projeto é realizado em uma parceria entre a Prefeitura; através das secretarias de Obras e Agricultura; Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado).
Segundo o prefeito Célio de Oliveira, o objetivo é ampliar o número de árvores na zona urbana. “Vamos intensificar o plantio de mudas. Até 2020, o nosso objetivo é plantar 10 mil árvores. Este projeto faz parte desta estratégia de arborização urbana para melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de deixar a cidade mais bonita”, destacou.
O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, acrescentou que as árvores plantadas serão monitoradas e preservadas. “Caso a árvore existente seja suprimida, deve-se plantar outra no local evitando que o espaço seja cimentado, ladrilhado ou permaneça vazio”, explicou.
Secom – PMP