Teve início na última segunda-feira (06) em Penápolis o 1º Congresso de Atualização Médica, no espaço de eventos do Garden Shopping. A iniciativa, que prossegue até o dia 30 de novembro, reúne 180 profissionais da área, entre eles os 52 estudantes de Medicina que atualmente passam pelo período de complementação da formação acadêmica, junto à Santa Casa de Misericórdia local.
O congresso é promovido em parceria pela Santa Casa e pela Universidade Brasil – Campus de Fernandópolis, entidade que operacionaliza a extensão profissional dos acadêmicos da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). Esses alunos são cidadãos brasileiros formados no exterior e que passam agora por um período de estágio profissional, vivenciando a rotina de hospitais do SUS.
O estágio profissional faz parte do processo de reconhecimento do diploma estrangeiro (revalida), seguido pela autorização do exercício da atividade no Brasil (registro no Conselho Regional de Medicina).
A Santa Casa de Penápolis é um dos hospitais credenciados à Universidade Brasil para recebimento destes estudantes. Desde o início do ano 52 pessoas, de vários estados brasileiros, estão na cidade para passar pelo processo.
Sob a supervisão dos médicos preceptores do hospital, os alunos acompanham os trabalhos na UTI e Centro Cirúrgico da Santa Casa, Pronto Socorro Municipal e unidades básicas de saúde. O coordenador do estágio é o chefe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o médico Ronny Sumer.
Secom – PMP