Começa nesta quarta-feira, dia 02 de maio, a segunda etapa de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. Devem se vacinar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto).
A previsão é que sejam vacinadas cerca 3.223 crianças, 575 gestantes e 95 puérperas. Durante os dias da semana (de segunda a sexta-feira), a vacina contra Influenza estará disponível nas Macros I (Mutirão), II (Postão – Centro) e III (Santa Terezinha), das 07h às 17h. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira de Almeida, reforça que a vacina é totalmente segura e oferece proteção a três tipos de vírus Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B. “A vacinação desses grupos de risco é fundamental para que sejam evitadas complicações ocasionadas pela gripe”, afirma o enfermeiro.
3ª Etapa
A vacinação contra a gripe foi divida em três etapas, conforme determinação do Ministério da Saúde. Na primeira fase, foram vacinados os idosos a partir de 60 anos e os profissionais que atuam na área da saúde. Quem ainda não se vacinou, deve procurar com urgência um ponto de vacinação.
Na 3ª etapa, com início no dia 09 de maio, a vacinação será feita nas pessoas com doenças crônicas e nos profissionais que atuam na educação pública e privada. No dia 12 de maio, um sábado, será realizado o Dia D de Vacinação, quando todas as unidades de saúde de Penápolis serão postos de vacinação contra a gripe.
Outras vacinas
Durante o período de vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde também intensificará a adequação das carteirinhas de vacinação. Por isso, é fundamental a apresentação deste documento.
“Durante esta campanha também faremos a atualização das vacinas de febre amarela, caxumba, sarampo e rubéola para as crianças. Já para os idosos, serão as vacinas dupla adulto, para tétano e difteria, e a pneumo 23 que protege contra a pneumonia”, concluiu.
Secom - PMP