Quem ainda não se vacinou contra a gripe devem procurar com urgência uma unidade de saúde. A vacinação é gratuita e está disponível na Macro I (Mutirão), na Macro II (Centro) e na Macro III (Santa Terezinha), no horário das 07h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.
Devem ser vacinar crianças de 6 meses a 9 anos, adultos e idosos a partir de 50 anos, profissionais que atuam na área da saúde, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas e profissionais da educação. Até o momento, o público alvo com menor procura são as crianças.
Cobertura
Segundo dados do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, foi vacinado 38,27% do público alvo da campanha, sendo que a meta é vacinar 90%. A menor cobertura foi registrada entre as crianças, com a vacinação de 30,91% de um total de 3.248 crianças.
Entre as gestantes, 78,88% já se vacinaram e as puérperas (até 45 dias após o parto), 76,04%. Entre os idosos, foram aplicadas 5.517 doses, totalizando 71,36% de um total de 8.914. Cerca de 87,76% dos profissionais que atuam na área de saúde já se imunizaram. Já entre os profissionais da educação, 434 pessoas já se vacinaram.
Alerta
O secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, alerta que para evitar a transmissão do vírus é necessário que o público alvo seja vacinado. “A campanha é voltada para as pessoas mais suscetíveis a complicações ocasionadas pelo vírus. Por isso, pedimos que as pessoas não deixem de se vacinar”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, outra preocupação é a baixa cobertura das crianças. “É essencial que os pais levem seus filhos para se vacinar. Esta é a única forma de protegê-los contra as complicações ocasionadas pela gripe”, finalizou o secretário. Até o momento, a cidade registrou um caso positivo de Influenza A – H1N1e um caso positivo de Influenza A – H2N3, ambos em adultos.
Secom - PMP