As quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Período Integral (Emefis) de Penápolis realizam nos próximos dias a “Feira Jovens Empreendedores”. Trata-se do encerramento das atividades do ano letivo dentro do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido na rede municipal através de convênio com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa).
As Emefis Profª Montaha Gibara Ayub (Jardim Topical), Profª Darcy Aparecida Buranello Marin (Sílvia Covas), e Profª Harume Kubota da Silva (Jardim do Lago), realizarão a feira nesta sexta-feira, dia 23, em diferentes horários.
Na escola Montanha Ayub a Feira Jovens Empreendedores ocorrerá das 10h às 14h. Já na escola Darcy Buranello, a feira será realizada no horário das 14h30 às 16h, enquanto que na escola Harume Kubota o evento será realizado das 18h às 20h.
Com relação à Emefi Dr. Mário Sabino (Vila Tóquio), a feira será realizada na próxima segunda-feira, dia 26, das 17h às 19h. Em todos os casos a entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral.
Para os visitantes, será possível comprar ou alugar produtos e serviços criados pelos próprios alunos em conjunto com os professores do contraturno escolar. Esta atividade faz parte da proposta do Programa JEPP, onde o objetivo é despertar nos estudantes o perfil empreendedor.
Cada sala trabalhou um tema diferente, elaborando seus produtos para vender ou alugar na feira. As salas de 1º ano desenvolveram o tema “Ervas e Aromas”; as salas de 2º ano trabalharam o tema “Temperos Naturais”; já as salas de 3º ano desenvolveram produtos com o tema “Oficina de Brinquedos Ecológicos”; as salas de 4º ano criaram uma locadora de produtos; e por fim, as salas de 5º ano desenvolveram o tema “Sabores e Cores”, voltado para alimentação.
Durante todo o processo, ao longo do ano, os alunos vivenciaram o comportamento empreendedor, através de uma sequência didática, e criaram os produtos, nomes e processos de produção, entre outros detalhes.
O Programa
A primeira fase do programa começou em março deste ano, com a formação dos profissionais que atuaram no desenvolvimento do programa junto à rede municipal de educação. Os professores do contraturno das escolas integrais tiveram uma capacitação específica para poderem estimular da melhor forma possível o perfil empreendedor de crianças e jovens. A meta é promover reflexos positivos para o futuro pessoal e profissional dos estudantes.
Para que o projeto pudesse ser desenvolvido na rede municipal de Educação, o Município assinou uma adesão junto ao Sebrae-SP no final de 2017.
O JEPP visa incentivar a cultura empreendedora desenvolvendo nos alunos habilidades e comportamentos empreendedores. Segundo o Sebrae, esta tipo de educação leva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade. Isso possibilita também que os estudantes avaliem as melhores possibilidades tanto na vida pessoal como no futuro mercado de trabalho.
Secom – PMP