A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) 2013 será realizada de 15 a 26 de abril em todo o território nacional. Porém, em Penápolis, a Secretaria Municipal de Saúde estenderá o período da campanha por mais dois sábados, um antes e outro depois do dia 20 de abril, considerado o Dia D de Vacinação contra a Gripe.
A vacinação contra a gripe será feita nos idosos a partir de 60 anos, beneficiando também as mulheres gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças menores de dois anos de idade, doentes crônicos com apresentação de receita médica, além de profissionais da saúde.
Nos sábados, dias 13, 20 (Dia D) e 27 de abril, todas as unidades de saúde de Penápolis serão postos de vacinação contra a gripe e permanecerão abertas das 7h às 17h. Também serão postos de vacinação aos sábados, o Supermercado Luzitana e em frente ao Santuário São Francisco de Assis, que funcionarão das 7h às 13h.
Durante a semana, de 15 a 26 de abril, a vacina ficará à disposição nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.
A vacina a ser ministrada no público protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), conhecido popularmente como “gripe suína”.
A vacina contra a gripe é segura para todos e não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. A vacina é contra-indicada somente para as pessoas que possuem alergia a ovo e também para aquelas que tiveram reações adversas anteriormente.
Prevenção
A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos. Na população com mais de 60 anos, por exemplo, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.
De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, é bom lembrar à população o risco de complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão. “Por isso é essencial que este público alvo da campanha procure a imunização através da vacina oferecida gratuitamente”, concluiu o enfermeiro.
Secom – PMP