A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços tem dado continuidade à construção de bacias coletoras de águas pluviais em diversas regiões da cidade. Trata-se do Programa “Bacia Legal”, que implanta um total de 150 bacias em diversos cruzamentos, tudo com recursos próprios do município.
Na semana passada, a região do bairro Jardim Pevi II foi contemplada com a construção de duas bacias de águas pluviais; sendo uma no cruzamento das ruas Lucia de Carly com a rua Mário Benessiuti; a outra bacia fica localizada no cruzamento da rua Luiz Nadai com a Maria Guarnier.
Segundo informou o secretário municipal de Obras, o engenheiro Murilo do Valle, as bacias já foram concretadas, curadas e o tráfego está liberado no local.
Nos últimos dias, o bairro Sílvia Covas também recebeu a melhoria com a construção de bacias coletoras. Foi executada bacia no cruzamento da rua dos Cactos com a rua das Rosas; outra meia bacia no cruzamento da rua das Palmas com a rua das Bromélias e ainda foi construída mais uma bacia na rua das Orquídeas, em frente ao Centro Comunitário do bairro Sílvia Covas.
Bacia Legal
O Programa Bacia Legal contempla um total de 150 bacias coletoras em mais de 20 bairros da cidade, possibilitando uma significativa melhoria na trafegabilidade dos veículos.
De acordo com o secretário de Obras, anteriormente, muitas bacias foram construídas com massa asfáltica e ao longo dos anos, esse material não resistiu ao escoamento das águas, somado ao tráfego de veículos, dando lugar a buracos, oferecendo riscos aos condutores.
“Agora, todas as bacias são construídas em concreto, material que apresenta maior durabilidade e resistência à circulação de veículos”, ressaltou Murilo do Valle. Por conta do material da construção, é necessária a interdição do cruzamento por sete dias para a secagem e cura do concreto.
Secom – PMP