A Prefeitura de Penápolis informa que os servidores interessados em compor a CIPA 2021– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes devem efetuar sua inscrição on-line até o dia 31 de março, pelo site oficial da prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br).
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Para se inscrever, basta o servidor acessar o site, clicar no ícone “Servidor” na barra de menu localizada no canto superior direito e selecionar a última opção “CIPA”. O sistema abrirá uma página com um formulário de inscrição, para que o servidor possa preencher alguns dados pessoais/profissionais e enviar. Nessa mesma página também pode ser encontrado um arquivo para download da NR5 – Norma Regulamentadora nº5, que instituiu a CIPA.
Por conta da pandemia da Covid-19, o processo de inscrição dos servidores interessados em participar da CIPA será feito exclusivamente pelo site, através do formulário on-line.
Eleição
Após o período de inscrição, será realizada a eleição dos membros que irão compor a CIPA 2021. O mandato dos membros eleitos da CIPA tem duração de 1 ano, sendo permitida sua reeleição.
Vale lembrar que a composição da CIPA da Prefeitura de Penápolis é formada por 7 membros eleitos entre os funcionários (mais 7 suplentes) e 7 servidores indicados pelo prefeito (e mais 7 suplentes). A presidência da CIPA também é nomeada por indicação do prefeito, sendo a vice-presidência eleita entre os pares.
A CIPA tem a função de viabilizar e organizar diálogo sobre a segurança e saúde no trabalho no âmbito interno da empresa. Para isso, ela organiza os diversos interesses dentro da organização, possibilitando que todos consigam planejar, propor, informar, fiscalizar e fazer cumprir as NRs e acordos laborais adjacentes.
Secom – PMP