Terça-feira, 16 de Abril de 2024
17 NOV 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Sasc orienta beneficiários sobre Programa Auxílio Brasil

Calendário de pagamentos foi iniciado hoje (17) e seguirá o mesmo modelo do Bolsa Família

A Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) orienta a população sobre o novo benefício Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família. O calendário de pagamentos começa hoje (17) e segue o mesmo modelo anterior. Aqueles moradores que já eram beneficiários do Programa Bolsa Família serão transferidos automaticamente para o Auxílio Brasil.
Segundo o secretário de Assistência Social, Pedro Luis Menti Sanchez, nesses casos não será necessário fazer um novo cadastro no CadÚnico. “Para os saques dos pagamentos, os beneficiários usarão o mesmo cartão e a mesma senha. Basta observar o número final do seu NIS (Número de Identificação Social) e acompanhar o calendário de pagamento”, afirmou
“A atualização cadastral é obrigatória para as famílias que tiveram alguma mudança na composição familiar, alterações de endereço, renda, trabalho ou escola. Todas as alterações devem ser informadas para evitar o bloqueio e suspensão do benefício. Qualquer dúvida, é do procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência”, explicou o secretário.

Auxílio Brasil
Podem participar do Programa, as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes e jovens entre 0 a 21 anos incompletos.
As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda familiar per capita de zero a R$ 100,00. As famílias pobres são aquelas que têm renda familiar per capita de R$ 100,01 a R$ 200,00.
Para se candidatar ao Programa é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado seus dados cadastrais nos últimos dois anos.
O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica a entrada imediata da família no Programa. Mensalmente, o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
Vale lembrar que o programa exige o acompanhamento de saúde e de educação para o recebimento dos benefícios. Na área da saúde é necessário manter atualizada a carteirinha de vacinação e o acompanhamento nutricional de crianças de até sete anos e o acompanhamento pré-natal para as gestantes beneficiárias.
Na educação, o programa exige a frequência escolar mínima de 60% para crianças de 04 e 5 anos e 75% para os beneficiários de 6 a 21 anos incompletos.

Secom - PMP