Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
02 MAR 2022
EMURPE
Prefeitura alerta sobre atos de vandalismo
Secretário Pablo Ianela e funcionário conferem os prejuízos causados pelos atos de vandalismo no Cemitério Jardim da Paz
Nos últimos dias, alguns prédios e espaços públicos têm sido alvo de vandalismo em Penápolis. Recentemente, a estrada Irmãos Buranello teve parte da sua fiação furtada, comprometendo inclusive a segurança dos moradores dos bairros próximos que precisam trafegar pelo trecho sem iluminação.
Já o Cemitério Jardim da Paz, próximo ao bairro Jardim Pevi, foi alvo de vandalismo duas vezes somente no mês de fevereiro. Diversos materiais elétricos foram furtados, como o quadro de distribuição, relógio, disjuntores e toda a fiação; deixando o cemitério sem energia. A prefeitura registrou Boletim de Ocorrência nas duas ocasiões.
O secretário municipal de Administração, Pablo Ambrósio Ianela, pede a colaboração da população para denunciar esse tipo de atitude, que acaba prejudicando a própria comunidade. “Pedimos para quem ver alguma movimentação suspeita, que denuncie, ligue na polícia, na prefeitura, nos informe sobre o vandalismo. Esses materiais elétricos precisam ser comprados novamente com dinheiro público, dinheiro do contribuinte que paga seus impostos”, considerou.
A primeira ação de vandalismo no cemitério ocorreu no dia 10 de fevereiro, quando foram furtados o relógio de energia e todos os cabos de entrada de força. O segundo furto foi no dia 26 de fevereiro, quando danificaram as duas portas de entrada do cemitério, furtaram toda a fiação interna do prédio (entre o telhado e a laje), danificaram dois centros de distribuição e furto dos disjuntores.

Compra de materiais
Segundo informou o secretário, a fiação da parte elétrica da estrada Irmãos Buranello já foi comprada pela prefeitura e em breve será instalada, resolvendo o problema da falta de iluminação do local, causada pelos furtos dos fios.
Pablo Ianela disse ainda que a compra do material elétrico para reestabelecer a energia do Cemitério Jardim da Paz ficará em torno de R$5 mil. “Infelizmente esses atos de vandalismo além de comprometer a segurança da comunidade, acaba onerando ainda mais os cofres públicos. Por isso pedimos para que denunciem esses atos quando perceberem qualquer atitude suspeita”, concluiu o secretário de Administração.