A Secretaria Municipal de Cultura convida toda comunidade penapolense a participar da “Ciranda pela Cultura de Paz”, que acontecerá na próxima quinta-feira, 29, na Praça 9 de Julho, a partir das 20h. O encontro faz parte do movimento de Danças Circulares que tem por objetivo a integração das pessoas, o amor ao próximo e a paz universal. Pessoas de todas idades podem participar da ciranda, é solicitado que o participante leve uma flor ao encontro.
O evento é idealizado pela psicóloga Joana Carolina Paro, que é focalizadora de Danças Circulares e recebe apoio da Secretaria de Cultura. “Convido todas as pessoas interessadas para participar dessa Ciranda pela Cultura de Paz, que além das flores, todos possam levar o que tem de melhor em seu coração, a intenção de transmitir o amor para outras pessoas e para o universo”, convidou a psicóloga.
De acordo com psicóloga Joana Paro, as Danças Circulares ou danças de roda têm finalidade integrativa (física, mental, emocional e espiritual) e terapêutica, um encontro pela paz. “Durante a dança, há uma potencialização da energia em roda, onde forma-se uma corrente de amor pelo mundo. É um momento de troca de energia onde predominam o cuidado, respeito, ajuda, solidariedade, enfim, sentimentos bons que são enviados para o universo”, explicou.
A focalizadora Joana Paro realiza esse movimento de Danças Circulares há cerca de 3 anos, já desenvolveu trabalhos na região com idosos, no Sesc, Sest-Senat e agora traz para Penápolis. “O movimento de Danças Circulares tem grande expressão mundial e ganhou força no Brasil na década de 80, principalmente nas capitais. “Fiz minha formação em Curitiba e a intenção é trazer para o interior paulista, em especial, minha cidade de Penápolis”, comentou. Segundo informou Joana Paro, a ideia é realizar encontros de Danças Circulares pelo menos uma vez por mês, com participação gratuita da comunidade.
Em caso de chuva, a “Ciranda pela Cultura de Paz” do dia 26 será transferida para a Sala Cora Coralina, localizada aos fundos da Biblioteca Municipal, na Praça 9 de Julho. “Venha doar sua energia amorosa, traga uma flor para o centro da roda e convide as amigas e amigos. O planeta precisa de amor”, convidou a psicóloga Joana Paro.