Terça-feira, 07 de Maio de 2024
10 JUL 2023
Representantes de Penápolis participam de Conferência Nacional de Saúde
Os delegados penapolenses representaram a cidade e região na conferência nacional em Brasília
A cidade de Penápolis foi representada na 17ª Conferência Nacional da Saúde, realizada em Brasília (DF), entre os dias 2 e 5 de julho, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento discutiu o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
O município foi representado por delegados eleitos durante a Plenária Municipal de Saúde em 2022. Representando o segmento gestor, a enfermeira Mônica Aparecida da Silva; a delegada pelo segmento trabalhador da saúde, a assistente social Isabel Cristina de Souza Escudeiro e Ricardo de Faria, representando os usuários dos sistemas de saúde.
O evento reuniu representantes de centenas de municípios brasileiros para discutir propostas de melhoria da saúde pública nacional. Segundo a servidora municipal, a enfermeira Mônica da Silva, a participação de representantes penapolenses foi um marco.
“Conseguimos levar três representantes eleitos democraticamente na etapa municipal. Além da nossa cidade, representamos toda a região do DRS II (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba que reúne 40 municípios da região, pois fomos eleitos como delegados na etapa macrorregional”, destacou Mônica.
Além da Conferência Nacional, os delegados já haviam participado da etapa estadual, realizada em maio deste ano. “Representamos nossa cidade e região e as propostas que elaboramos aqui, junto com a comunidade, para contribuir e discutir melhorias para a saúde pública e para o SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou..
O encerramento do evento, no dia 05 de junho, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A Conferência Nacional de Saúde acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS.
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência foi precedida por etapas municipais, que aconteceram entre novembro de 2022 a março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que foram realizadas de abril a maio de 2023.
As conferências locais foram organizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde serão contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024