Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
06 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Centro de Integração da Cidadania é entregue para comunidade
O Centro de Integração recebeu um investimento de R$1,5 milhão e abriga diversos serviços municipaisv
Com um investimento de cerca de R$1,5 milhão, a Prefeitura de Penápolis entregou nesta sexta-feira (06), as obras de revitalização do Centro de Integração da Cidadania, espaço que antigamente abrigava a Estação Ferroviária. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, além da população.
Estavam presentes o prefeito Caique Rossi, a vice-prefeita Mirela Fink; o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário-executivo da pasta, Raul Christiano; o superintendente do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia), Ismar Marcilio de Freitas Júnior.
Também participaram da cerimônia, o presidente da Fundação Casa, João Veríssimo Fernandes, o responsável pelo FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), Elnatan Oliveira. Representando a Câmara Municipal, o vice-presidente Julio Caetano, e demais autoridades municipais.
O prefeito Caique Rossi agradeceu a todos que contribuíram para a transformação do espaço público. “Comemoramos nesta data um longo trabalho para transformar este ponto histórico de Penápolis em um prédio moderno que abriga serviços públicos importantes para a comunidade”, afirmou.
“Estamos entregando para a comunidade um espaço de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Cultura e Turismo. É a transformação de um local que estava degradado e que era um transtorno para comerciantes e para a população, em um Centro de Cidadania, aberto aos penapolenses”, destacou o prefeito.
O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto destacou o fato de que no passado este espaço recebia os visitantes de outros lugares e agora servirá a população de Penápolis. "Fomos perseverantes, pois sabemos a importância de resgatar um espaço que faz parte da história da cidade. Sinto uma imensa alegria em estar aqui hoje. Sensação de dever cumprido com a comunidade local", declara o secretário.
Durante a cerimônia de inauguração, foram homenageados o antigo comerciante penapolense José Ribeiro de Barros que denomina o Centro de Integração da Cidadania e a professora Aparecida Roeda Garcia Zambrozi que nomeia a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social

Estrutura e investimento
Ao todo foram investidos aproximadamente de R$1,5 milhão na revitalização do espaço que incluiu a troca de todo o telhado, reforma das instalações hidrossanitárias, revestimentos internos e externos, toda a alvenaria e pintura geral do prédio.
Do valor total, R$ 881 mil são de recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), órgão gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, e conquistados pelo município com apoio do ex-deputado estadual Roque Barbieri, por intermédio do vereador José Antonio Ferres Chacon. A Prefeitura investiu mais de R$ 468 mil, com recursos próprios do município, para a reforma e mobiliário do espaço.
O Centro de Integração da Cidadania “José Ribeiro de Barros” abriga a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Unidade de Reintegração Social, a Sala dos Conselhos Municipais e a Casa do Artesão.
O espaço ainda conta com o PIT (Posto de Informação Turística) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para atendimento ao turista, com informações e orientações às pessoas que chegam na cidade e desejam saber mais sobre hotéis, gastronomia, pontos turísticos e demais aspectos da cidade.

06/10/2023
Inauguração do Centro de Integração da Cidadania