Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
10 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Evento marca início das atividades do Centro Dia do Idoso
A cerimônia de inauguração marcou o início das atividades do Centro Dia, com o atendimento de 35 idosos
Na manhã desta terça-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Penápolis inaugurou um novo espaço de atendimento com o Centro Dia do Idoso. O serviço atenderá 35 idosos que estavam presentes na cerimônia que marcou o início das atividades.
O Centro Dia do Idoso foi instalado em uma ampla residência localizada na avenida Franklin Hecht, na Vila Martins. O espaço foi totalmente adaptado para atender 35 idosos em situação de vulnerabilidade social, para promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.
O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Caique Rossi, da vice Mirela Fink, do secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e diversos convidados que prestigiaram a cerimônia.
O prefeito Caique Rossi destacou a importância da inauguração para o atendimento aos idosos. “É uma emoção muito grande compartilhar esse momento. Estamos hoje entregando para a sociedade um serviço que eu chamo carinhosamente de ‘creche dos idosos’, com uma estrutura maravilhosa e uma equipe de profissionais competentes para atendê-los com todo carinho”, afirmou o prefeito.
A vice-prefeita Mirela Fink acrescentou que, com o envelhecimento da população, é necessário pensar em como atender os idosos com qualidade. “Temos uma alta expectativa de vida, com as pessoas envelhecendo com saúde e precisamos de estruturas como esta para oferecer atendimento de qualidade e inclusão social”, contou a vice-prefeita.
O Centro Dia do Idoso conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, pedagogo, enfermeira, cozinheira, serviços gerais, motorista, entre outros profissionais. O serviço será coordenado pela assistente social, Luciana Leopoldo.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, foram investidos cerca de R$ 130 mil, de recursos próprios do município, para a implantação do serviço. “Foram necessárias diversas adaptações na estrutura do espaço, além da aquisição de mobiliários e equipamentos, pensando na autonomia dos idosos que serão atendidos”, explicou.
“O Centro Dia é um serviço da política pública de assistência social mas que trabalha na intersetorialidade com a rede de saúde, de educação, cultura e esporte. É um serviço que trabalha a inclusão do idoso na sociedade, a sua autonomia e para evitar o seu isolamento”, acrescentou o secretário.
Participam do Centro Dia, idosos acompanhados pela rede socioassistencial, pela saúde, entre outros. No local, serão oferecidas diversas atividades de lazer, cultura, recreação física, apoio a saúde, além de alimentação balanceada. A Prefeitura também oferecerá o transporte dos idosos, em um micro-ônibus adaptado e exclusivo para o serviço.

10/10/2023
Inauguração do Centro Dia do Idoso