Essa semana foi marcada por muita expectativa por parte dos professores, mas principalmente, dos alunos das escolas municipais que se dedicaram muito aos estudos para o tão aguardado dia da Prova do Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica 2025. As avaliações foram aplicadas na última quinta-feira, 30 de outubro, para aproximadamente 500 alunos do 5º Ano das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
A fim de encorajar os estudantes para que ficassem menos ansiosos durante as provas e também mais confiantes em todo o aprendizado adquirido, as escolas fizeram até decoração especial de incentivo aos alunos dos 5º Anos, que também receberam mimos e lápis com ponteira de estrelinha.
A prova do Saeb é composta por 44 questões, em que os estudantes dos 5º Anos respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura; e matemática, com foco na resolução de problemas. O exame é realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino nos municípios brasileiros.
Vale ressaltar que além de analisar o aprendizado do aluno e sua frequência escolar, os resultados das provas do Saeb também são utilizados para calcular o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Simulado
Ao longo do ano, os professores dos 5º Anos vêm preparando seus alunos para as provas do Saeb, ao trabalhar as atividades exigidas no currículo normal e também habilidades em língua portuguesa e matemática, que são cobradas na prova. Além disso, os alunos também fazem simulados, para que estejam mais familiarizados com esse tipo de avaliação e não fiquem tão nervosos ou ansiosos no dia da prova.
Vale ressaltar que nenhum profissional da Secretaria Municipal de Educação ou das escolas avaliadas tem contato com as provas do Saeb antes da aplicação. Todo material é entregue no dia da avaliação, por aplicadores da prova que também levam de volta esse material.
Desempenho
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Evelyn Lemes Serafim Friolli, explica que apesar de ser aplicada somente para os alunos do 5º Ano, a prova do Saeb avalia todo o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes ao longo dos primeiros anos escolares e identifica o desenvolvimento alcançado até o 5º Ano. “Portanto, todos os professores são responsáveis pelo desempenho desses alunos, bem como toda equipe escolar”, acrescentou.
As médias de desempenho dos alunos nas provas do Saeb subsidiam o cálculo do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; sendo que por anos consecutivos, as escolas municipais têm alcançado índices superiores às metas projetadas, o que comprova a qualidade de ensino oferecido na rede municipal.
A Secretaria Municipal de Educação agradece e parabeniza todos os profissionais e alunos envolvidos no processo de avaliação do Saeb, pois é preciso grande comprometimento e engajamento de todos: pais, familiares, estudantes, organizadores, equipe escolar, para que Penápolis possa aperfeiçoar cada vez mais a qualidade de ensino nas escolas municipais.
Secom – PMP









