Mais um ano consecutivo, os alunos das escolas municipais fizeram bonito e mostraram toda sua habilidade com números e raciocínio lógico, ao participarem da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP Mirim 2025.
Neste ano, a competição contou com a participação de 516 alunos de cinco Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental, sendo que deste total, 125 alunos foram vencedores, recebendo certificados e medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com seu desempenho.
Vale lembrar que diferente da OBMEP tradicional, a Olimpíada de Matemática Mirim é voltada especificamente para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2° ao 5° Ano), faixa etária atendida pela rede municipal de ensino. A versão Mirim da Olimpíada também é organizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e visa introduzir o raciocínio lógico de forma lúdica para crianças menores.
Como incentivo às crianças participantes e principalmente aos primeiros colocados, cada escola realizou sua cerimônia de premiação, entregando aos alunos vencedores os certificados de premiação (ouro, prata e bronze), juntamente com as medalhas que foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação.
Segundo explica a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, toda a organização da OBMEP Mirim é feita pelo IMPA, bem como o envio das provas e certificados digitais de premiação. Por sua vez, as escolas fazem a impressão da prova, aplicação, corrigem e lançam na plataforma do Instituto que divulga os resultados.
“A premiação da versão Mirim não costuma ter uma cerimônia nacional centralizada. Sendo assim, a Secretaria de Educação decidiu fazer uma cerimônia simbólica de premiação aos alunos, como forma de incentivo, inclusive com entrega das medalhas de ouro, prata e bronze às crianças, conforme os certificados enviados pelo Instituto de Matemática”, comentou.
Adesão
A competição é aberta a alunos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Sendo a adesão voluntária, as escolas e salas de aulas podem optar em participar de cada edição anual.
Neste ano de 2025, a adesão foi feita pela Emef “Marcos Trench” (218 alunos); Emef “Montaha Gibara Ayub” (155 alunos); Emef “Harume Kubota da Silva” (103 alunos); Emef “Armelindo Artiolli” (21 alunos) e Emef “Marilena Cipriano Pereira” (19 alunos).
Os estudantes foram divididos em dois níveis de provas: Mirim 1 – alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e Mirim 2 – alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Provas
As provas são compostas por 15 questões objetivas (múltipla escolha) e realizadas em duas fases, ambas com temas adequados à idade dos estudantes. A prova da 1ª Fase aconteceu no dia 26 de agosto, com a participação de todos os alunos inscritos. Já a 2ª Fase foi realizada no dia 11 de novembro e contou com a participação apenas dos alunos classificados na etapa anterior (20% do total).
De acordo com dados divulgados pelo IMPA, em 2025 a OBMEP Mirim bateu recordes de participação, mobilizando mais de 5 milhões de estudantes do Brasil inteiro.
Incentivo
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Evelyn Lemes Serafim Friolli, a participação dos alunos na OBMEP Mirim é muito importante como forma de estimular e promover o estudo da Matemática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
“Nosso intuito é que todas as escolas municipais façam a adesão nas próximas edições e incentivem seus alunos a participarem da Olimpíada de Matemática. Quem sabe revelamos jovens talentos em nossas escolas”, almejou a coordenadora.
Secom – PMP









