Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
03 OUT 2023
Saúde fará aplicação de veneno para escorpião no cemitério Santa Cruz
Na próxima quinta-feira, 05, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis fará aplicação de veneno para escorpiões no Cemitério Municipal de Santa Cruz, o “cemitério antigo”. A ação está programada para ocorrer a partir das 19h.
O objetivo desta medida é combater a presença do animal, já que os cemitérios de um modo geral são locais que têm condições ideais para a proliferação e permanência dos escorpiões, especialmente por oferecer abrigo (embaixo de cascas de árvores, troncos e pedras; canaletas; ossários; túmulos/jazigos) e alimento (aranhas, grilos, baratas e outros insetos).
Por esta razão, o serviço a ser executado será primeiramente ao redor de muros do cemitério, para evitar a fuga dos animais.

Onde ficam
A população deve sempre ficar atenta às medidas de proteção contra escorpiões e também colaborar para evitar o aparecimento deles. São animais terrestres de atividade noturna e que durante o dia se escondem em locais sombreados e úmidos, principalmente nas redes de esgoto.
Seus esconderijos prediletos são: troncos de árvores; pedras; tijolos e telhas; cascas de árvores velhas; entulhos de construção; frestas de muros; dormentes de estradas de ferro; lajes de túmulos, entre outros.
Poucas espécies de escorpiões se adaptam à vida junto às habitações humanas e, ocasionalmente dirigem-se às casas a procura de abrigo, podendo inclusive ser encontrados dentro de sapatos e roupas caídas ao chão.

Medidas de prevenção
É fundamental tomar cuidados para prevenir acidentes com escorpiões, tomando algumas medidas: manter limpos os quintais, jardins, sótãos, garagens; evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha; usar luvas de raspa de couro ao manusear materiais de construção; rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; vedar soleiras de portas com rolos de areia; usar telas em ralos, pias e tanques; manter o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que podem servir de alimento aos escorpiões; manter berços, camas e sofás afastados pelo menos das paredes; e examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.

A picada
A gravidade do envenenamento na picada de escorpião varia conforme o local do corpo acometido e a sensibilidade do acidentado. Essa gravidade deve ser avaliada pelo médico, o qual tomará as decisões sobre o tratamento a ser ministrado.
Em caso de acidentes com escorpiões, a população deve procurar o Pronto Socorro Municipal com a máxima urgência.