Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Ceu das Artes e Cras Planalto são reinaugurados após reformas
Orquestra do Projeto Guri - Polo Araçatuba se apresentou na abertura do evento
Na noite da última quarta-feira (03) um grande público esteve reunido para prestigiar a solenidade de reinauguração do Centro de Artes e Esportes Unificado “Maurílio Galoppi dos Santos” – o popular Ceu das Artes – e do Centro de Referência da Assistência Social “Yone Lacava Pereira” – o popular Cras da Planalto.
Ambos serviços tiveram seus prédios reformados pela Prefeitura de Penápolis, ganhando investimentos que melhoram a qualidade do atendimento à população. Situados no mesmo terreno, na rua Manoel Foz 515, Vila Aparecida, o Ceu das Artes e o Cras receberam melhorias não só na estrutura física mas também em mobiliários e equipamentos.
A Prefeitura de Penápolis organizou uma festividade especial para a população, com apresentação da Orquestra do Projeto Guri (Polo Araçatuba), apresentação do Coral da Vila da Infância, apresentações de dança e rimas com Mc’s e B-boy’s da comunidade, cama elástica e algodão doce gratuitos, entre outros atrativos.
Familiares dos saudosos Maurílio Galoppi e Yone Lacava, que dão seus nomes a estes serviços comunitários, também receberam homenagens durante a solenidade de reinauguração.
O prefeito de Penápolis, Caique Rossi, e a vice-prefeita Mirela Fink, se pronunciaram destacando a satisfação pela concretização das melhorias, amplamente reivindicadas pela população.
“Resgatar este espaço do Ceu das Artes nos traz imenso sentimento do dever cumprido, pois sabemos do seu potencial de atuação na nossa comunidade, tirando a criança e o jovem da rua e trazendo para o esporte e para as atividades culturais”, frisou Caique.
“O espaço havia sofrido depredação, estava bastante deteriorado, e por isso investimos na sua revitalização total, deixando o prédio em condições de voltar a atender os moradores das imediações”, acrescentou.
“Quanto ao Cras Yone Lacava, podemos afirmar que as melhorias ampliam as possibilidades de atendimento e vínculo com os moradores, encaminhando da melhor forma possível as demandas sociais da nossa cidade”, disse.
A vice-prefeita falou do aspecto social que envolve o Ceu das Artes. “Com o espaço voltando a funcionar é possível fortalecer o trabalho social, já que os jovens, crianças e até adultos da região podem desenvolver oficinas, fazer cursos, melhorar a socialização, organizar eventos. O espaço é todo deles, e estamos muito felizes com isso”, falou Mirela Fink.

Projeto Guri
Outro ponto importante da solenidade foi a assinatura do termo de parceria com o Projeto Guri, um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Para participar do ato de assinatura esteve presente na ocasião a coordenadora regional do Projeto Guri, Gislaine Ábrego.
O prefeito Caique Rossi recordou, no momento da assinatura, do longo tempo de sua vida pública que vem dedicando à busca do projeto para a cidade. “Finalmente conseguimos incluir nossa cidade nesse projeto maravilhoso. Certamente hoje é um dia muito feliz”, celebrou ele.
Voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social, por meio de educação musical e trabalho social efetivo.
As aulas são realizadas de forma gratuita, sendo que ao ingressar no Projeto Guri a pessoa escolhe pelo aprendizado de um instrumento musical.
Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas.