Uma equipe de profissionais envolvidos no programa Família Acolhedora participou de uma formação para a implementação e execução do serviço. O programa “Família Acolhedora” é uma forma de acolhimento provisório de crianças e adolescentes em um ambiente familiar e positivo para o seu desenvolvimento.
Além da equipe técnica que atua na Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), também participaram profissionais das organizações da sociedade civil parceiras do poder público, envolvidas na proteção de crianças e adolescentes. A capacitação ocorreu nos dias 4 e 5 de setembro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O curso foi ministrado pela professora Natalia Navarro e pela professora Jane Valente, que é uma das precursoras do programa Família Acolhedora no país. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, contou que o programa foi instituído pela Lei 3132/2025 e será gerido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas “Valdemar Ferreira”.
“O Serviço de Acolhimento Familiar – Família Acolhedora funciona com a guarda temporária de crianças e adolescentes afastadas da família, por meio de medidas protetivas, em decorrência de ameaça ou violação de direitos que levaram a situações de risco”, explicou.
“Após a criação da lei, estamos preparando todos os envolvidos para que o programa seja efetivado e implantado em Penápolis. O serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras e realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhidos e da sua família de origem”, afirmou o secretário.
A família acolhedora será responsável por prestar assistência material, moral, educacional e afetiva ao menor e deve participar do processo de acompanhamento continuado e prestar informações sobre o menor acolhido à equipe interdisciplinar do serviço de acolhimento familiar.
Também é uma atribuição da família contribuir na preparação para a reintegração à família natural ou extensa, e na impossibilidade, na colocação em família substituta, com orientação da equipe. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Creas Valdemar Ferreira, localizado na rua Bahia, 601 – Vila Fátima e pelo telefone (18)3653.2579 ou pelo whatsapp (18) 99719.5718.
Secom – PMP