Uma sementinha plantada há três anos, já tem gerado bons frutos para as crianças da rede municipal de ensino. O projeto “Café com Prosa”, iniciado em 2023 pelo Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico – “Superação”, tem conquistado cada vez mais a atenção dos pais e da comunidade escolar, em prol do bem-estar, aprendizado e desenvolvimento dos alunos.
O projeto “Café com Prosa”, idealizado pela assistente social do Núcleo Superação, Paola Caroline de Castilho, também conta com a participação dos psicólogos do Núcleo, Paula Arantes e Yuri Colevati. O encontro destes profissionais com os pais de alunos acontece anualmente em todas as escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A assistente social Paola de Castilho explica que o serviço gratuito de atendimento voltado especificamente aos alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizado ou diferenciais de comportamento, continua sendo realizado normalmente na sede do Núcleo “Superação” (rua Brasil, 581, centro).
“Paralelo a isso, o nosso projeto ‘Café com Prosa’ tem o intuito de envolver também os pais de alunos, familiares e comunidade escolar. Nosso objetivo é estreitar o vínculo entre a família e a escola, para que as crianças se sintam verdadeiramente acolhidas e seguras no ambiente escolar”, disse Paola.
Os encontros
No início de cada ano é feito um cronograma com as datas em que o “Café com Prosa” será realizado em cada unidade escolar. Por meio de muito diálogo, palestras e dinâmicas, os pais têm a oportunidade de conversar com os profissionais e sanar muitas dúvidas sobre o aprendizado e comportamento de seus filhos.
Em 2025, o projeto Café com Prosa” contou com mais um reforço profissional: a participação das nutricionistas da Alimentação Escolar, Fernanda Mantovanelli e Lara Medeiros, que conversaram com os pais sobre temas como higiene dos alimentos, mamadeiras, nutrição das crianças, entre outros assuntos abordados pelos familiares.
Vale ressaltar que a temática dos encontros é estabelecida de acordo com a demanda dos pais, necessidade da escola e faixa etária dos alunos. “Nas escolas de Ensino Fundamental, por exemplo, já realizamos projeto sobre bullying; enquanto nas creches e outras unidades de Educação Infantil, priorizamos o acolhimento e a responsabilidade de cada um (família e escola), no desenvolvimento da criança”, comentou Paola.
Participação
A assistente social ressalta ainda que ao longo desses três anos, o projeto “Café com Prosa” tem atraído cada vez mais o interesse dos pais e familiares pelos encontros, bem como também conseguiu um maior envolvimento dos gestores escolares para a sua realização nas unidades.
“No primeiro ano do projeto, a participação dos pais era bastante reduzida, entretanto, nossos últimos encontros já tiveram uma expressiva participação dos pais. Uma determinada escola que em 2024 tinha apenas nove pais de alunos participantes, neste ano, conseguiu reunir mais de 40 pais e familiares”, comemorou Paola de Castilho, responsável pelo projeto.
Secom – PMP