A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem constantemente investido na melhoria dos prédios escolares, na aquisição de mobiliários, equipamentos, materiais pedagógicos, uniformes para os alunos, capacitação dos profissionais. Paralelo a isso, outro investimento significativo é feito na Merenda Escolar, com a inclusão de novos alimentos que garantem pratos altamente nutritivos e variados para os alunos.
Dentre as novidades implementadas no cardápio da Merenda Escolar, pode-se destacar uma maior variedade de alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, como por exemplo: manga, poncã, goiaba, abacaxi, melão, melancia, brócolis, couve-flor, acelga, almeirão, rabanete, pepino; alimentos esses que até então, não faziam parte do cardápio escolar.
Os bebês também receberam uma atenção especial, com a introdução da fórmula láctea infantil enviada às creches. Esse produto é utilizado em substituição do leite materno, apenas quando a criança pequena está em fase de desmame e, portanto, precisa ser nutrido pela fórmula.
Feijoada
Outra inovação no cardápio foi a inclusão de carnes variadas, como o pernil suíno, que somado aos demais ingredientes enviados às escolas, é possível preparar uma deliciosa feijoada, prato típico brasileiro e que faz bastante sucesso entre os alunos.
Normalmente, a feijoada é produzida de forma equilibrada e servida nas escolas em época próxima ao meio do ano, quando o clima está mais ameno. Por ser considerado um prato quente e “pesado”, recomenda-se que seja consumido em dias mais frios, quando o corpo precisa de mais calorias para manter sua temperatura.
O grão de trigo também foi introduzido na Merenda Escolar, possibilitando a produção de quibe assado, almôndegas e outros alimentos que agradam o paladar dos estudantes.
A carne de peixe já está no cardápio das escolas há alguns anos, porém, a orientação às merendeiras é que seja preparado assado ou cozido, e não mais frito como antes.
Mais Saudável
Segundo comentou a nutricionista da Secretaria de Educação, Larissa Avansi Marques Lino, que também é a chefe do Serviço de Alimentação Escolar, todas essas mudanças no preparo dos alimentos e inclusão de novos produtos, visam oferecer uma alimentação mais saudável e balanceada aos alunos.
“Priorizamos a compra de alimentos in natura, em sua ampla variedade. Dessa forma, seguimos corretamente as normas técnicas do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que orienta evitar fritura e produtos processados”, acrescentou.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, ressalta ainda que não há distinção entre as escolas da rede municipal e rede estadual de ensino, pois todas as escolas de Penápolis recebem os mesmos alimentos para serem utilizados na preparação da Merenda Escolar.
“O que diferencia é apenas a faixa etária dos alunos atendidos em cada unidade escolar. Por exemplo, alguns alimentos enviados às escolas de Ensino Fundamental e Médio, não podem ser consumidos por bebês e crianças de creche, e vice-versa. Por isso temos ainda esse cuidado maior em adquirir o alimento mais nutritivo e balanceado para cada faixa etário de nossos alunos”, concluiu a secretária.
Secom – PMP