Senta! Levanta! Dá a patinha! Corre! Quem nunca ouviu essas frases de comando ditas pelos donos ou adestradores de bichinhos de estimação, especialmente os cachorros. Só que no último dia 31 de outubro, os alunos do Ceim/Emei “Prof. Francisco Dráusio Ferreira”, vivenciaram uma experiência um pouco diferente, quando esses comandos foram dados para um robô chamado “Dom”, o cachorro robô da faculdade Unisalesiano.
A visita do cão-robô foi uma grande surpresa para cerca de 100 crianças atendidas na creche do bairro Gualter Monteiro, que fizeram a maior festa para recebê-lo e ainda tiveram a oportunidade de brincar com o “Dom”.
Essa foi a primeira vez que o cão-robô da Unisalesiano interagiu com crianças tão pequenas, na faixa etária de 4 meses até 5 anos de idade. A iniciativa partiu da diretora e coordenadora do Ceim, Roseli Mioti Pauluci, que ao saber da visita de “Dom” em outras escolas particulares de Ensino Fundamental, entrou em contato com os professores de Robótica da Unisalesiano. “Ficamos muito felizes quando eles aceitaram trazer o Dom para conhecer nossos alunos. Eles ficaram encantados com o cachorro robô e suas peripécias”, disse a diretora.
Os alunos puderam apostar corrida com o “Dom”, fazer brincadeiras como “dar a patinha”, “sentar”, “deitar”, “dançar”. O cachorro robô fez até coraçãozinho com as patinhas, mostrando às crianças que ele também gostou de estar com elas.
Tecnologia
Antes das brincadeiras, as crianças foram orientadas pelos professores sobre como deveriam se aproximar do “Dom”, o que podiam e não podiam fazer com o “bichinho”. Além disso, os professores da Unisalesiano explicaram um pouco sobre o funcionamento do cão-robô, o controle remoto, botões, cores e voz de comando; bem como explicaram um pouco mais sobre o trabalho realizado em robótica e novas tecnologias na faculdade. O cãozinho “Dom” da Unisalesiano é um robô que possui tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial e um sistema de navegação 4D, usado para apresentar a inovação tecnológica a estudantes.
Coordenação
A diretora do Ceim, Roseli Mioti, explica que a visita do cão-robô foi importante para mostrar aos alunos, especialmente aos menores, a existência da tecnologia e inovação para transformar o futuro. Para ela, o cachorro ‘Dom’ é um exemplo da tecnologia aplicada na educação, que incentiva a parte de pesquisas para os estudantes maiores e também auxilia as crianças menores nas atividades lúdico-pedagógicas. “Junto com o cão-robô, nossos pequenos participaram de brincadeiras simples como de abaixar, levantar, pular e correr, porém, essas são habilidades de coordenação motora, equilíbrio, concentração e cumprimento de regras, fundamentais para o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária”, acrescentou Roseli Mioti.
A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a iniciativa do Ceim/Emei “Prof. Francisco Dráusio Ferreira” e agradece a parceria com a faculdade Unisalesiano que além da visita do cão-robô “Dom”, também ofereceu brindes aos alunos e equipe escolar.
Secom – PMP









