Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
06 DEZ 2021
Festival Paralímpico de Penápolis reuniu mais de 100 participantes
Evento teve participação de crianças e adolescentes com e sem deficiências, promovendo a inclusão e integração entre eles
No último final se semana Penápolis foi palco Festival Paralímpico Loterias Caixa. A iniciativa, realizada em mais de 70 cidades do país, em 26 estados, ocorreu no sábado (04), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Marilena Cipriano Pereira. Foram usadas as dependências do ginásio de esportes Luiz Carlos Peters (o Carlitão), anexo à escola. Mais de 100 participantes movimentaram o festival, que contou com as modalidades paralímpicas de bocha, goalball e volêi sentado.
O festival aconteceu das 08h às 12h com a participação de crianças e adolescentes com e sem deficiências, promovendo a inclusão e integração entre eles.
O evento foi realizado por meio de uma parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro com a Prefeitura Municipal de Penápolis, que por sua vez envolveu a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude.
Além disso também participaram a Diretoria Regional de Ensino, APAE, rede particular de ensino, 30 voluntários e mais 04 organizadores.
Durante o festival todos os participantes vivenciaram as modalidades paralímpicas, e após o término das atividades puderam assistir a uma exibição de vídeo com depoimentos de atletas paralímpicos, que destacaram a importância do esporte e da inclusão no ambiente escolar.
Ao final, todos os participantes receberam um certificado do Comitê Paralímpico Brasileiro, além de medalhas.
A realização celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro, e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado na última sexta-feira, 03 de dezembro.
O acordo de cooperação da Prefeitura de Penápolis com o Comitê Paralímpico Brasileiro tem o objetivo de promover colaboração técnica e intercâmbio de informações, experiências e tecnologias, além de contribuir para a melhoria da gestão pública municipal.
Por meio deste acordo de cooperação, foi viabilizada, também neste segundo semestre do ano, a participação de profissionais do município junto ao curso de capacitação EAD (Ensino à Distância) “Movimento Paralímpico: Fundamento Básico do Esporte”. O curso foi realizado de forma virtual, por meio de uma plataforma específica.
Segundo o IBGE, cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, e para que haja uma sociedade mais inclusiva é fundamental que sejam fomentadas iniciativas de respeito e empatia aos jovens desde o ambiente escolar.