Centenas de pessoas, incluindo estudantes, professores e sociedade em geral, se reuniram na manhã desta segunda-feira (13) para o ato de lançamento da Campanha 18 de maio – Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. O evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi e de secretários municipais.
Os presentes também puderam conferir uma apresentação de teatro, música e dança, além de distribuição de pipoca, algodão doce e soltura de balões. O intuito é promover um trabalho informativo junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las.
O prefeito Caique Rossi destacou que a campanha alerta para a proteção de crianças e adolescentes. “Toda a sociedade tem o dever de agir para proteger as crianças e adolescentes contra abusos e exploração sexual. Como representante do poder público, nós temos intensificado o trabalho socioassistencial para atender adequadamente todas as nossas crianças”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luiz Menti Sanches, contou que a campanha envolve a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e suas unidades, como o Cras (Centro de Referência da Assistência Social – unidades Eldorado e Planalto) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Secretaria de Educação.
“Durante o mês de maio, todos os participantes estão envolvidos em ações sobre o tema, reunindo as crianças e adolescentes atendidos e suas famílias. A ação também conta com a participação da Apae, Conselho Tutelar, Lactário “Dília Ribeiro”, Associação Unidos pela Vida, Moveca e Associação Vila da Infância.”, contou Pedro Sanches.
A escolha da data 18 de maio é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso provoca indignação e revolta.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
Secom - PMP