A equipe técnica da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) se reuniu na última semana para elaborar o fluxo de atendimento para a pessoa em situação de rua. Esse fluxo integrará o protocolo de política pública municipal para a pessoa em situação de rua.
Esse é o terceiro encontro sobre o tema e reuniu profissionais do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e do Moveca, entidade parceira da Prefeitura no atendimento da população em situação de rua.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, os profissionais participam de uma série de encontros para definir como será feito o atendimento a pessoa em situação de rua. “Esse é um problema que afeta diversos municípios e estamos elaborando esse documento para definir como atender a demanda já existente e impedir o aumento dessa população”, explicou.
“Serão definidas as estratégias de abordagem, as competências de cada segmento envolvido, como será feito o atendimento equalizando os direitos dessa população, permitindo o regate da sua autonomia, possibilitando o acolhimento e a reintegração dessa pessoa na sociedade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social.
O secretário ainda acrescentou que para a política pública municipal para a pessoa em situação de rua são elaborados o diagnóstico, o protocolo de atendimento e o plano de ação voltado a esse público. “São estudos que direcionam as políticas e as ações do poder público para o atendimento das pessoas em situação de rua”, concluiu Pedro Sanchez.
Secom – PMP