A Secretaria de Desenvolvimento Social instalou recentemente diversas faixas de em locais estratégicos da cidade para alertar sobre o trabalho e exploração de crianças e adolescentes. Neste período de festas de final de ano, diversas crianças são vistas em cruzamentos da cidade solicitando doações.
A campanha é organizada pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). A iniciativa traz o tema “Não alimente o ciclo da rua; alimente a esperança através de quem transforma vidas”, com faixas instaladas em locais estratégicos da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, destacou que no final do ano há uma concentração de crianças e adolescentes em semáforos pedindo doações e dinheiro. “Precisamos distinguir a questão cultural de pedir “boas festas” e a exploração e trabalho infantil”, enfatizou.
“Muitos familiares incentivam e forçam essas crianças e adolescentes a praticarem essas ações, os expondo a riscos. Por isso, pedimos que a população não incentive essa atitude com doações e acione a equipe do Conselho Tutelar para conter essa prática”, afirmou.
Para acionar o Conselho Tutelar, é só entrar em contato pelo telefone 3652-7862. Os conselheiros também podem ser chamados pelo número do plantão 99723-7776. “Precisamos coibir esse comportamento e evitar que essas crianças estejam expostas aos riscos de violência e acidentes”, alertou Pedro Sanchez.
Secom – PMP