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A Sedes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) orienta às famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) que é obrigatória a apresentação de documento com foto e comprovante de endereço em nome do Responsável Familiar para a inscrição ou atualização do cadastro.
Também são obrigatórios os documentos de identificação de todos os componentes familiares. Para se inscrever ou atualizar o Cadastro Único, o responsável familiar pode procurar uma unidade do Cras mais próxima de sua residência.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, essa é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
“A solicitação desses novos documentos visa tornar mais seguro o processo de cadastramento, permitindo a identificação da pessoa responsável pela família pelas equipes dos postos de atendimento municipais, e garantindo o correto cadastramento do endereço da família”, explicou o secretário.
Para cadastro ou atualização de famílias compostas de um só membro (família unipessoal), além destes documentos obrigatórios, será necessário assinar um Termo de Responsabilidade, onde o responsável se compromete com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único. Esse Termo será encaminhado, junto com as cópias dos documentos ao Ministério, e ficarão sujeitos à fiscalização por órgãos de controle.
Vale lembrar que o Cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família. Mudanças de endereço, inclusão ou exclusão de familiar, informações escolares, alterações de renda, entre outras, devem ser informadas e atualizadas no cadastro, sob pena de bloqueio ou cancelamento dos benefícios.