No início do mês as equipes de Agentes Comunitários de Saúde da Macro II (Postão), UBS Tóquio e UBS Cidade Jardim promoveram várias atividades especiais junto aos usuários para reforçar o trabalho de promoção da saúde. Desta vez as equipes enfatizaram as orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis e os cuidados necessários.
As ações ocorreram dentro e fora das unidades básicas de saúde, visando atingir o maior número possível de pessoas.
Foram destacados especialmente os cuidados preventivos, como prática de atividade física, alimentação equilibrada sem consumo excessivo de açúcar e gordura e principalmente a necessidade de abandonar hábitos nocivos, como álcool e tabagismo.
As doenças crônicas não transmissíveis são aquelas como diabetes, doenças cardiovasculares, cânceres e doenças respiratórias crônicas, representando um dos maiores problemas de saúde pública.
Estas doenças são responsáveis por mais de 70% das mortes em todo mundo, segundo o site gov.br/saúde. São doenças multifatoriais que se desenvolvem no curso da vida e que possuem longa duração. A maioria é ocasionada por fatores de risco modificáveis, ou seja, em que o paciente pode alterar seus hábitos, dentre os quais destacam-se o fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação não saudável e inatividade física.
Programa Mais Saúde com Agente
A atividade faz parte do Programa Mais Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. O programa oferece cursos técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) promovendo qualificação profissional para um vínculo mais forte com a população, além da integração da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa Mais Saúde com Agente busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde ao qualificar Agentes Comunitários para atender às necessidades, principalmente, das comunidades em situações de vulnerabilidade social.
Por esta razão, a equipe de agentes da unidade está participando e se qualificando através desta iniciativa do governo federal.
Secom – PMP